top of page

Reunião Conpresp - Pela preservação da Praça Vilaboim e Edifício Louveira



O Núcleo Docomomo São Paulo apoia as manifestações contra a liberação do gabarito para uma nova construção que ocupará três lotes da área protegida da Praça Vilaboim, contrariando o estabelecido pela Resolução no. 15/CONPRESP/2007, que tombou o conjunto urbanístico, paisagístico, arquitetônico e ambiental que inclui a praça e seu entorno, onde devemos destacar o internacionalmente famoso Edifício Louveira, obra de João Batista Vilanova Artigas, de 1949.

A descabida proposta apresenta o projeto de um edifício de 9 andares ocupando os estreitos lotes de 3 casas unifamiliares, (2 sobre a pequena Rua Tinhorão e um sobre a Rua Piauí), lindeiros ao Edifício Louveira, que criarão um paredão de 30 m na face norte do Louveira, eliminando o respiro que atualmente as casas baixas lhe asseguram.

O Núcleo Docomomo São Paulo entende que o conjunto urbanístico, paisagístico, arquitetônico e ambiental da Praça Vilaboim se estende de forma natural desde a rua Armando Penteado até o jardim traseiro da casa da Rua Piauí 1111 (uma das que se pretende demolir). Esta afirmação não só resulta da leitura da Resolução de tombamento (15/CONPRESP/2007), mas da percepção direta da continuidade da vegetação in loco.

Assim sendo, apresentamos um pedido de reconsideração da decisão do Conpresp que permitiu a construção desse edifício de 9 andares. O tema foi tratado na 706ª Reunião Ordinária do CONPRESP, do dia 25/11/2019, mas lamentavelmente não houve nenhuma decisão do Conselho, porque o conselheiro da OAB solicitou vistas do processo.

Frente a esta situação, o Núcleo Docomomo São Paulo, insta à sociedade civil organizada, a vizinhos, amigos do bairro de Higienópolis, técnicos e especialistas, e, sobretudo, aos cidadãos paulistanos a manter a mobilização e a pressão para que seja evitada a mutilação de um conjunto único de grande valor simbólico e ambiental, onde edificações de diferentes períodos e estilos convivem harmoniosamente.

Portanto, convocamos à todos a comparecerem no dia 09 de dezembro à próxima reunião, onde será decidido o futuro deste espaço.


Dia 09 de dezembro de 2019, às 14hrs

Local: Conpresp – Rua Libero Badaró, 346 – Centro Histórico de São Paulo

A carta apresentada ao Conpresp pode ser conferida na íntegra aqui.

Confira a seguir alguns registros da reunião do dia 25/nov.

Fernando Vázquez Ramos, coordenador do Núcleo Docomomo SP, em leitura da carta
Fernando Vázquez Ramos, em leitura da carta ao Conpresp
Mesa de conselheiros em reunião do Conpresp
Lúcio Gomes Machado, arquiteto e ex-conselheiro do CONPRESP e CONDEPHAAT, em depoimento durante a reunião

Público presente


91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page