5° SEMINÁRIO DOCOMOMO SÃO PAULO
ARQUITETURAS DO PATRIMÔNIO MODERNO PAULISTA

No ano de 2017, o Núcleo Docomomo São Paulo voltou a propôr um evento de caráter científico: o 5º Seminário Docomomo São Paulo, que se realizou no Campus da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo.

Local: FAU Mackenzie - São Paulo

Data: 16 e 17 de outubro de 2017

EIXOS TEMÁTICOS

O 5° Seminário Docomomo São Paulo 2017 considerou o patrimônio moderno paulista como manifestação peculiar no contexto de movimentos culturais brasileiros e internacionais com os quais estabeleceu laços significativos, atravessando fronteiras geográficas e temporais para conquistar o reconhecimento contemporâneo. A arquitetura moderna paulista e seus protagonistas – arquitetas e arquitetos que projetaram e construíram essas obras - vêm despertando o interesse de pesquisadores de todas as partes do planeta.  Por isso, embora regional no tema, o 5° Seminário Docomomo São Paulo 2017 se defineu como internacional na abrangência dos conteúdos que se propõe a examinar e a debater. Os eixos de abordagem propostos para o 5° Seminário Docomomo São Paulo 2017 permitiram uma ampla variedade de abordagens, estimulando o debate de interessados na preservação do patrimônio da arquitetura moderna paulista, tanto em âmbito acadêmico como técnico-profissional.

O eixo RECONHECIMENTO acolheu estudos, pesquisas e reflexões críticas sobre obras e/ou conjuntos arquitetônicos, urbanos e paisagísticos ligados à arquitetura moderna paulista realizados nas décadas de 1920 a 1970, e as repercussões da produção desse conhecimento no ensino, documentação, pesquisa e prática contemporâneos.

O eixo INTERVENÇÃO acolheu reflexões criticas e estudos de casos de restauração ou qualquer tipo de interação envolvendo a transformação de obras e/ou conjuntos arquitetônicos, urbanos e paisagísticos ligados à arquitetura moderna paulista realizados nas décadas de 1920 a 1970, e como essas intervenções afetaram a continuidade de seu uso ou sua adaptação a novos usos.

O eixo GESTÃO acolheu depoimentos, reflexões críticas e estudos referenciados sobre obras e/ou conjuntos arquitetônicos, urbanos e paisagísticos ligados à arquitetura moderna paulista realizados nas décadas de 1920 a 1970 que, mantendo ou não seus usos originais, suscitam questões relativas ao manejo, manutenção, visitação e valorização.

PUBLICAÇÕES

LIVRO (e-book)

Coletânea das contribuições ao V Seminário Docomomo SP

 

Como citar:

ANTICOLI, Audrey Migliani; CRITELLI, Fernanda; CHIARELLI, Silvia Raquel; OSSANI, Tais (orgs.). Arquiteturas do Patrimônio Moderno Paulista. Reconhecimento, Intervenção, Gestão. São Paulo: Editora Altermarket, 2017. [ISBN: 978-85-88157-16-3]

  • Instagram
  • Facebook
  • Google +

NÚCLEO DOCOMOMO SÃO PAULO

Universidade São Judas Tadeu

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Rua Taquari, 546 - Mooca | São Paulo - SP | CEP 03166-000

www.nucleodocomomosp.com.br | nucleo.docomomo.sp@gmail.com

RECEBA OS DOCOMEMOS

REDES SOCIAIS

APOIADORES

© 2019 by Núcleo Docomomo SP

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now