DOCOMOMO é o acrônimo que identifica a organização não-governamental Comitê Internacional para a Documentação e Preservação de Edifícios, Sítios e Bairros do Movimento Moderno.

Fundada em 1988 na Holanda, com representação em mais de quarenta países, é uma instituição sem fins lucrativos. O DOCOMOMO Internacional está sediado atualmente em Lisboa, Portugal, atuando também como organismo assessor do World Heritage Center da Unesco. 

Os objetivos do DOCOMOMO são a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, urbanismo e manifestações afins, sendo internacionalmente reconhecido como uma das mais importantes organizações mundiais ligadas às causas preservacionistas.

 

No Brasil o DOCOMOMO tem âmbito nacional e também conta com núcleos regionais. O DOCOMOMO Brasil vem realizando seminários científicos bianuais desde 1995. Os resultados estão disponibilizados na rede mundial e constituem um importante acervo sobre a identificação e a preservação do patrimônio moderno.


Devido à amplitude e variedade regional do país, a importância do legado brasileiro de arquitetura moderna e a intensidade das atividades acadêmicas de pesquisa sobre temas relacionados ao patrimônio arquitetônico moderno, os Núcleos Regionais Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Norte-Nordeste também organizam regularmente Seminários DOCOMOMO.


O Núcleo DOCOMOMO SP foi o primeiro a se estabelecer após a criação do DOCOMOMO Brasil e, desde então, vem organizando eventos, debates, encontros, seminários e workshops.

O Núcleo Docomomo São Paulo compartilha, junto às instâncias nacional e internacional da mesma organização, a missão de manter uma ação constante pela documentação e preservação de edifícios, sítios e unidades de vizinhanças do Movimento Moderno, termos que se encontram associados ao próprio acrônimo Comitê Internacional para a DOcumentação e preservação [COnservation] de edifícios, sítios e unidades de vizinhanças do MOvimento Moderno.

 

O núcleo paulista tem desenvolvido ao longo dos anos muitas ações, atividades e eventos com a finalidade de manter essa chama acesa e de multiplicar a participação, tanto de pessoas como de instituições, que se preocupam com o reconhecimento do enorme valor cultural, artístico, social e econômico que o patrimônio da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo modernos representam no Brasil. Atendendo à necessidade de contatos permanentes e de abertura de espaços de divulgação e diálogo, o Núcleo Docomomo São Paulo realiza periodicamente encontros e seminários.

SEMINÁRIOS DOCOMOMO SÃO PAULO

2020 | 7º Seminário Docomomo São Paulo: a difusão da arquitetura moderna, 1930 - 1980 | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu | Evento on-line

https://www.nucleodocomomosp.com.br/7-seminario

 

2018 |  6º Seminário Docomomo São Paulo: a arquitetura moderna paulista e a questão social | Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU-USP) | São Carlos-SP

https://www.nucleodocomomosp.com.br/6-seminario

 

2017 | V Seminário Docomomo SP: arquiteturas do patrimônio moderno paulista | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU-UPM) | São Paulo-SP

https://www.nucleodocomomosp.com.br/5-seminario

https://nucleodocomomosp.wixsite.com/5seminariodocomomosp

 

2015 | Encontro Núcleo Docomomo-SP | Auditório da Universidade São Judas Tadeu | São Paulo-SP


2014 | Encontro Núcleo Docomomo-SP | Auditório João Calvino, Campus UPM | São Paulo-SP

COORDENAÇÃO ATUAL (2021-2022)

 

Coordenadores Executivos
Miguel Antonio Buzzar (Docente IAU USP)

Mônica Junqueira de Camargo (Docente FAU USP)

 

Secretaria Geral
Amanda Saba Ruggiero (Docente IAU USP)

Cristiane Krohling Pinheiro Borges Bernardi (Docente UNIP Araraquara)

Fernando Atique (Docente UNIFESP)

Flávia Brito do Nascimento (Docente FAU USP)

Ivo Renato Giroto (Docente FAU USP)

Kelly Yumi Yamashita (Pesquisadora IAU USP)

 

Coordenadores
Caroline Niitsu de Lima (Pós-Graduanda IAU USP)

Joana D’Arc de Oliveira (Docente IAU USP)

Jasmine Luiza Souza Silva (Pós-Graduanda IAU USP)

Juliana Binotti Pereira Scariato (Pós-Graduanda UNICAMP)

Maisa Fonseca de Almeida (Docente UNIARA)

Mariana Fragali Pane (Pós-Graduanda IAU USP)

Marina Guimarães Destro (Pós-Graduanda IAU USP)

Natália Cappellari Rezende (Pós-Graduanda IAU USP)

Rachel Bergantin (Pós-Graduanda IAU USP)

Marilia Solfa  (Docente DAU-UFV)   

Miranda Zamberlan Nedel (Pós-Graduanda IAU USP)

Vinicius Galbieri Severino (Graduando IAU USP)

Maria Alice Messias (Graduanda IAU USP)

Gabriel Deller de Aguiar (Pós-Graduando FAU USP)

 

Sedes: 

Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto (AUH) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP)  | R. do Lago, 876 - Butantã | São Paulo - SP | CEP: 05508-080      


Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU USP) | Av. Trab. São Carlense, 400 - Parque Arnold Schimidt | São Carlos - SP | CEP: 13566-590       

COORDENAÇÕES ANTERIORES

2018-2020

Coordenador: Fernando Guillermo Vázquez Ramos

Vice coordenadora: Mirthes Baffi

1º Secretariado (2018-2019): Audrey Migliani Anticoli, Fernanda Critelli, Silvia Raquel Chiarelli e Tais Ossani

2º Secretariado (2019-2020): Ana C. Buim, Cristina Melo, Daniel Carcavalli, Diego Pinheiro e Jessica Nemeti

Sede: Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu (PGAUR/USJT)

2015-2017

Coordenadora: Ruth Verde Zein

Secretária Executiva: Mirthes Baffi

Secretariado: Audrey Migliani Anticoli, Fernanda Critelli, Silvia Raquel Chiarelli e Tais Ossani

Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU-Mack)

2014

Ruth Verde Zein propõe a reativação do Núcleo Docomomo São Paulo no X Seminário DOCOMOMO Brasil, em Curitiba, contando com o apoio de vários integrantes paulistas do DOCOMOMO. Esses colegas, chegando em São Paulo, iniciaram uma série de reuniões no CPC-USP, o que levou, em 2015, à fundação do Núcleo Docomomo São Paulo. Dessas reuniões surgiu a indicação da Profa. Ruth Verde Zein à coordenação do Núcleo Paulista, pela iniciativa curitibana e pela disposição manifestada na retomada das atividades.

2008-2013

Período sem atividade organizada, ainda que os membros do DOCOMOMO continuassem a  desenvolver ações em prol do patrimônio moderno, ainda que de forma individual.

2000-2007

No período entre 2000 e 2007 as atividades do Núcleo Docomomo São Paulo (chamado ainda DOCOMOMO São Paulo) se misturam com as do DOCOMOMO Brasil, pois a coordenação geral do organismo esteve localizada no Estado de São Paulo:

2006-2007

Coordenador: Hugo Segawa

Secretário Executivo: Ademir Pereira dos Santos

Tesoureira: Mirthes Baffi,

Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

2002-2005

Coordenador: Hugo Segawa

Secretária Executiva: Mirthes Baffi

Tesoureiro: José Pessôa

Sede: Departamento de Arquitetura e Urbanismo, Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo

 

2000-2001

Coordenador: Lucio Gomes Machado

Secretário Executivo: Alexandre Penedo

Tesoureira: Mirthes Baffi

Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

1999

As atividades do Núcleo Docomomo São Paulo deram início, sob o nome de DOCOMOMO São Paulo, na organização do 3º Seminário DOCOMOMO Brasil, realizado como um evento da 4ª BIA – Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo – sob os auspícios da Fundação Bienal de São Paulo e do Instituto de Arquitetos do Brasil. O evento aconteceu entre 8 e 11 de dezembro de 1999 no edifício da Bienal, no Parque do Ibirapuera.