top of page
ginásio_araraquara_cartaz.png

8° SEMINÁRIO DOCOMOMO SÃO PAULO
A  ARQUITETURA E URBANISMO MODERNOS E OS ACERVOS

O Núcleo Docomomo São Paulo e o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista UNIP Araraquara, anunciam a chamada de trabalhos para o 8º Seminário dedicado à temática da arquitetura e urbanismo modernos e os desafios dos seus acervos. O tema proposto busca refletir e debater sobre a relação que se tornou candente no contexto brasileiro com a recente evasão de importantes acervos e documentos da nossa arquitetura e urbanismo modernos.

A partir do expressivo aumento da musealização dos desenhos de arquitetura e urbanismo, a partir dos anos 1970, acelerada com a criação de seções especializadas em museus de artes plásticas e dos centros de documentação de arquitetura, essa documentação vem adquirindo maior valor no mercado da cultura e das artes, como parte de um processo de globalização e mercantilização da cultura. E, nesse sentido, é urgente debater o papel das instituições públicas e privadas, a preservação dos acervos no país, bem como as práticas e políticas existentes para sua  salvaguarda e difusão, e o direito ao acesso à informação.

Os acervos são fundamentais para a proteção da memória e da arquitetura moderna, exercem papel de centralidade na produção de novas pesquisas e na preservação e difusão da arquitetura moderna. A importância dos planos, projetos, memoriais, registros iconográficos, correspondências entre outros documentos como fontes primárias às investigações em história da arquitetura, do urbanismo e do design, bem como para o suporte às intervenções de restauro, à prática projetual e apoio ao ensino, são inquestionáveis. 

O Docomomo núcleo São Paulo sinaliza a necessidade de fortalecimento da atuação institucional por meio do debate aprofundado e ampliado sobre a preservação dos acervos. São bem vindos trabalhos que abordem a temática dos acervos da arquitetura e urbanismo modernos nas suas múltiplas possibilidades, como a preservação material, atuação institucional, o uso de acervos em pesquisas, difusão, educação patrimonial, digitalização, bem como as políticas públicas direcionadas ao patrimônio nacional. O núcleo São Paulo propõe aprofundar o debate e lançar luz sobre as ações e os trabalhos realizados por instituições e pesquisadores no país, a fim de iluminar seus potenciais e as dificuldades enfrentadas, cumprindo com a finalidade de preservar a documentação e o legado do movimento moderno. 

Os eixos de investigação propostos possibilitam diferentes abordagens e buscam estimular o debate dos interessados na preservação da arquitetura e do urbanismo modernos, seja em âmbito acadêmico ou profissional. Por meio de leituras, análises e estratégias sobre as diversas problemáticas envolvidas na preservação dos acervos e diante da necessidade de fortalecimento da atuação institucional, o 8º Seminário tem o objetivo de contribuir com a análise e reflexão da arquitetura e urbanismo modernos, e debater a prática das instituições, a historiografia, o restauro e as intervenções, em relação aos acervos da arquitetura moderna, quanto a sua preservação, salvaguarda, difusão e acessibilidade. 

EIXOS TEMÁTICOS

 EIXO 1: INSTITUIÇÕES E A PRESERVAÇÃO DOS ACERVOS

Trabalhos neste eixo podem tratar das temáticas da preservação dos acervos da arquitetura moderna nas suas variadas frentes, como a salvaguarda documental; processos e métodos de inventariação, catalogação e documentação; meios e práticas de digitalização; realização de pesquisas; desafios para a gestão e a conservação dos documentos e bens materiais.

 

EIXO 2: HISTORIOGRAFIA DA ARQUITETURA MODERNA E OS ACERVOS DE ARQUITETURA/ E AS PESQUISAS DE ARQUITETURA MODERNA

Trabalhos neste eixo podem tratar do lugar dos acervos nas pesquisas sobre arquitetura moderna; o papel das fontes na pesquisa de arquitetura, nas reflexões e debates articulados sobre os arquivos para a revisão da historiografia. A identificação do processo de projeto, de co autores, quase sempre obliterados, a certificação das datas, das primeiras ideias ao projeto executivo.  

 

EIXO 3: O RESTAURO, INTERVENÇÕES ARQUITETÔNICAS  E OS ACERVOS DE ARQUITETURA 

Trabalhos neste eixo podem tratar da relação das fontes documentais na compreensão histórica de um bem arquitetônico e na orientação das possibilidades de intervenção. As fontes primárias organizam e subsidiam os demais levantamentos necessários à elaboração dos projetos de restauro.

bottom of page