top of page

Casa Nadyr de Oliveira

Atualizado: 7 de abr. de 2018


Casa Nadyr de Oliveira, Carlos Milan. Foto Silvia Chiarelli

A casa, projetada pelo arquiteto Carlos Barjas Millan (1927-1964) em 1961 para o Coronel da Aeronáutica Djalma Floriano e sua esposa Nadyr de Oliveira, é uma das três obras remanescentes deste arquiteto, referência inquestionável da arquitetura paulistana. Num terreno de 1.000 m² e com uma área construída de 180 m², a casa encontrava-se desocupada e em estado de abandono já a cinco anos quando um arquiteto, Fábio Di Mauro, e uma historiadora, Mirza Pellicciotta, contataram a proprietária propondo-se a orientar e conduzir uma recuperação desse importante exemplar da arquitetura moderna em São Paulo.

Com a anuência da proprietária, interessada na venda do imóvel e que, em função disso, assumiu arcar com os custos dessa recuperação, os dois profissionais deram início aos trabalhos de resgate documental do projeto original seguido por detalhado diagnóstico do estado de conservação do bem.

Há cerca de um ano, os trabalhos de recuperação da casa foram iniciados, primeiramente com a limpeza de seu entorno imediato, totalmente tomado por intensa vegetação, fruto de cinco anos de abandono. Posteriormente foram iniciados os trabalhos de intervenção recuperando-se boa parte da estrutura de concreto da edificação, nessas alturas já bastante comprometida. Na sequência, outros componentes da casa, como as caixilharias, foram recuperados.

Hoje, o preciso projeto arquitetônico da casa Nadyr de Oliveira encontra-se em estágio final de recuperação.

Entre as atividades que os colegas promoveram em prol do salvamento da residência, merece destaque o curso livre de 42 horas, intitulado “Procedimentos para a Salvaguarda de uma Residência Moderna: Casa Nadyr de Oliveira / arq. Carlos Millan”, que aconteceu em julho de 2017, com o apoio do Museu de Arte Sacra de São Paulo, da restauradora Vanessa Kraml e da Revista Restauro, além da participação dos professores Sergio Matera (USJT) e Fabiana Lopes de Oliveira (FAU USP), entre outros. Em agosto, a Casa Nadyr de Oliveira integrou a Jornada do Patrimônio 2017, abrindo suas portas para mais 70 visitantes.

O trabalho voluntário de Fábio e Mirza possibilitou trazer de volta esse precioso exemplar da melhor arquitetura paulistana e o DOCOMOMO SP se orgulha de dar o seu apoio e divulgar essa iniciativa pioneira que aponta para um caminho, na recuperação do nosso já bastante comprometido patrimônio arquitetônico moderno.

Referências

ACAYABA, Marlene Milan. Residências em São Paulo, 1947-1975. Coleção RG Facsimile. São Paulo, Romano Guerra, 2011.

Conversa de cidade. Disponível em: <http://www.campinas.com.br/blog/mirza-pellicciotta>.

MATERA, Sergio. Carlos Millan, passados 50 anos. Arquitextos, São Paulo, ano 15, n. 176.03, Vitruvius, jan. 2015 <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/15.176/5459>.

SEGAWA, Hugo. Arquiteturas no Brasil, 1900-1990. São Paulo, Edusp, 1998.

XAVIER, Alberto; LEMOS, Carlos; CORONA, Eduardo. Arquitetura moderna paulistana. São Paulo, Pini, 1983.

WILHEIM, Jorge. Carlos Millan, arquiteto. Acrópole, n. 317, São Paulo, mai. 1965, p 21-23.

Residência no Morumbi. Acrópole, n. 317, São Paulo, mai. 1965, p 36-39.

Residência Nadyr de Oliveira. Arquivo Arq. Disponível em: <http://www.arquivo.arq.br/residencia-nadyr-de-oliveira>.

Residência Nadyr de Oliveira. Refúgios Urbanos. Disponível em: <http://refugiosurbanos.com.br/casas-predios/residencia-nadyr-de-oliveira/>.

712 visualizações0 comentário
bottom of page