PAÇO MUNICIPAL DE MARÍLIA
Autor, 2015.
Autor, 2015.
Fonte: Biblioteca da Camara Municipal de Marilia
Autor, 2015.
Imagens da obra
Fonte: Revista Habitat, 1954, p. 2
Fonte: Biblioteca da Camara Municipal de Marilia
Fonte: Biblioteca da Camara Municipal de Marilia
Fonte: Revista Habitat, 1954, p. 2
Imagens do projeto
FICHA TÉCNICA
Nome da obra: Paço Municipal de Marília
Data da construção: 1954
Localização: Marília, Rua Bahia, 40
Autores: Ginez Velanga e Miguel Badra Jr.
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
RAMOS, Alfredo Z. N. Os primórdios da arquitetura modernista em Marília-SP. Dissertaçao de mestrado. Bauru: FAAC-UNESP, 2017.
GABRIEL, Raquel M. M. Três poderes: A arquitetura cívica paulista, 1950-1970. In: Curitiba: X Seminário DOCOMOMO Brasil, 2013.
LARA, Paulo Correa de. Marília, sua terra, sua gente. s/l.:Editora Iguatemy Comunicaçoes LTDA, 1991.
______________. Marília, marcos e monumentos. Marília: Câmara Municipal, 1998.
HIROYAMA, Edison H. A dimensão urbana da arquitetura moderna em São Paulo: habitação coletiva e espaço urbano 1938/1972. Dissertação de Mestrado. São Paulo: USP., 2010.
SOBRE A OBRA
O Paço Municipal ocupa uma área de grande importância na cidade, localizado na Avenida Sampaio Vidal, via principal do eixo Norte-Sul e que no passado separava os dois patrimônios iniciais: O Alto Cafezal e o Marília. Em frente ao prédio, do outro lado da avenida, há uma importante praça, a Saturnino de Brito, que amplia a perspectiva a essa edificação e serve como um espaço contemplativo.
Como sede do governo do município, a edificação atrai atenções pela sua relevância cívica e política na paisagem da cidade. Sua construção dotada de sete pavimentos evidencia o significado de modernidade para a cidade em desenvolvimento. É considerada certamente pelo uso público, vulto e relevo a que exerceu a mais expressiva influência local.
No ano de 1952 que o então prefeito, Adorcino de Oliveira Lyrio, toma a decisão de construir o novo Paço. A meta seria alcançada com o apoio do, à época, deputado federal e mariliense, Dr. Aniz Badra, que conseguiria recursos para a edificação. Esse deputado, encomenda o projeto arquitetônico para seu irmão, o engenheiro-arquiteto Miguel Badra Jr (LARA, 1996; HIROYAMA, 2010).
Cabe lembrar também, que fez parte da equipe de projeto do Paço Municipal, o mariliense Ginez Velanga, então estagiário do escritório de Miguel Badra Jr. e (LARA,1996).
O Projeto do Paço foi finalizado e apresentado à comunidade no ano de 1954 (GABRIEL, 2013), suas características arquitetônicas ficam bem evidenciadas em uma reportagem local, datada do ano de 1958.
O Paço Municipal de Marília cumpriu o seu papel de elemento monumental na cidade e a linguagem modernista como provocador desse intuito.
SOBRE OS AUTORES
Miguel Badra Jr, ., formado pela Escola Politécnica de São Paulo e da mesma geração de Vilanova Artigas.
Ginez Velanga estudante da FAU-USP, que depois de formado teria, durante a década de 1960, significativa atuação profissional na cidade de Marília.
Autores da pesquisa e texto sobre a obra: Alfredo Zaia Nogueira Ramos; Nilson Ghirardello