top of page

EDIFÍCIO ITAMARATY (ARCO ÍRIS)

Santos

Autor: Zenon Lotufo

Imagens da obra

Imagens do projeto

FICHA TÉCNICA


Nome da obra: Edifício Itamaraty (Arco Íris).
Data da construção: 1957.
Localização: Rua Marechal Floriano Peixoto, nº32, Gonzaga, Santos-SP.
Autores arquitetos (as): Arq. Zenon Lotufo. (Proprietário: Imobiliária Itararé Ltda.)
Intervenções posteriores: substituição do guarda corpo original em bloco cerâmico das varandas por metálico, mas obedecendo o desenho original em curva.
Tamanho do lote e área construída: Lote com aproximadamente 800 m² e área construída estimada em 7.000 m²
Tombamento: imóvel não está inserido em nenhum programa de preservação




INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS


ACROPOLE. Edifício de apartamentos. Acropole, São Paulo, Ano 19, n. 228, p. 30-31, out. 1957.
ALVES, J. F. Arquitetura à Beira Mar: Santos entre 1930 e 1970. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. 
MODENESE FILHO, E. Entre linhas e curvas: a teoria e a prática na obra de Zenon Lotufo. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.
___________________. Zenon Lotufo da tradição clássica a produção moderna. Arquitextos
(Vitruvius), São Paulo, jan.2019. 
Disponível em: < https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/19.224/7262 >
Acesso em: 27 nov. 2019.

SOBRE A OBRA


O Edifício Arco Iris hoje Itamaraty é um exemplar de 12 pavimentos. Seu programa arquitetônico contempla lojas comerciais, garagem, andar tipo com três confortáveis apartamentos de dois e três dormitórios, sala, cozinha, quarto de empregada, banheiro e terraço. Possui ventilação e iluminação natural em todas as suas faces. Além disso, foi projetado originalmente um espaço de lazer na cobertura, com salão de festa, biblioteca e um terraço jardim, uma das características da arquitetura do período modernista.
Implantado em local privilegiado já que está na projeção final de um logradouro, chama a atenção por conta das varandas sinuosas que circundam a planta quadrangular, criando a percepção de que o corpo do edifício as acompanha. A circulação vertical se dá através de uma escada circular e dois elevadores que abrem para o hall de distribuição dos apartamentos. Possui as características da feição modernista dos edifícios multifamiliares construídos na cidade de Santos.




IMPORTÂNCIA DA OBRA PARA O MOVIMENTO MODERNO


O Edifício Itamaraty transformou em definitivo a paisagem do Bairro do Gonzaga, onde está implantado e demonstra uma qualidade formal e estética que o transformou em um marco do movimento moderno na cidade de Santos. As suas características marcantes fazem com que se consolide dentro do ideário das obras modernistas e de gosto popular. O Itamaraty é um exemplar da conexão que os preceitos da Arquitetura Moderna trouxeram para a arquitetura do cotidiano, do consumo, de uma sociedade em expansão econômica e cultural.




SOBRE OS AUTORES


O arquiteto Zenon Lotufo é formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e teve como base da sua formação o academicismo tradicionalista. Terminou seus estudos em 1936, mas rapidamente preocupado com as mudanças de seu tempo obedeceu a transição natural ao modernismo com construções em concreto armado. 
Em Santos além do edifício Arco Iris, hoje Itamaraty, Zenon, a convite de Roberto Simonsen trabalhou como diretor do setor de obras do município realizando grandes projetos como os Postos de Salvamento da orla, o Orquidário além de ser responsável pela construção do antigo edifício do Aquário Municipal no ano de 1943/1945; somando-se a isso a execução do Código de Obras de Santos e São Vicente. 
Fez parte da equipe vencedora do concurso do edifício sede do IAB em 1946-7 e trabalhou com Niemeyer junto ao projeto do Parque Ibirapuera nos anos 1950 em São Paulo. 
Sua tese elaborada para o concurso de professor da cadeira de “Composição de Arquitetura. Pequenas Composições I. Desenho Arquitetônico. Plástica 1” da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo em 1956, desenvolve a ideia de que na arquitetura contemporânea deveria prevalecer a conquista do espaço psicológico para o homem, que não se define em função de medidas exatas, mas através da proporção do corpo humano e pela sensibilidade que o arquiteto deve ter para atingir o seu objetivo – plástica, cor volumes, contrastes ou seja a própria vida.
A arquitetura de Zenon Lotufo tem o caráter de um amadurecimento característico dos profissionais que tiveram uma formação tradicional e aos poucos se desprendem dessa tradição adaptando-se a novos conceitos e materiais. No caso de sua produção para a cidade de Santos, o edifício do Aquário Municipal possui feição de uma herança construtiva portuguesa, remetendo-se a uma expressão neocolonial com telhado cerâmico e revestimento em pedras irregulares na base do edifício. Além do edifício Itamaraty Zenon demonstrou sua maturidade modernista no projeto e obra da Fábrica de Fertilizantes de Cubatão de 1957.
Zenon Lotufo também teve em sua carreira a experiência política, sendo prefeito de Campos do Jordão e elaborando o Plano Diretor dessa cidade em 1946.
A obra moderna de Zenon é pautada pela clareza técnica da função e da forma, do equilíbrio estético com o emprego exato de materiais demonstrando sua transição do tradicional, passando pela escola carioca e finalmente culminando no brutalismo paulista. Dedicou sua vida à arquitetura e ao ensino.


Autores da ficha: Jaqueline Fernández Alves.

Data da ficha: Julho de 2019

bottom of page