3-eixos.png

CHAMADA DE TRABALHOS

O Docomomo_Ba.Se e o Docomomo_BR convidam professores, pesquisadores, profissionais e estudantes interessados na discussão, reconhecimento, preservação e valorização da produção do Movimento Moderno a participar do 13° Seminário Docomomo_Brasil intitulado “Arquitetura Moderna Brasileira. 25 anos do Docomomo Brasil. Todos os mundos, um só mundo”, no qual pretende-se fomentar a revisão e a ampliação da historiografia da arquitetura e do urbanismo brasileiros nas diversas escalas, como também entendê-la a partir de eventuais redes e articulações nacionais e internacionais, com ênfase aos casos Sul-Sul e, em especial, ao latinoamericano.


As propostas deverão estar vinculadas a um dos seguintes eixos:


• História e Historiografia da Arquitetura e do Urbanismo Modernos no Brasil 

História e historiografia do Docomomo_Brasil: a construção de um campo, de redes de profissionais e pesquisadores em suas múltiplas escalas; As escritas da história, do particular ao global; Ampliação e tensionamento de fontes, arquivos, redes de profissionais, instituições e outros agentes produtores da arquitetura e do urbanismo modernos no Brasil; Historicização de processos, procedimentos de projeto e de construção. 


• Inventário e Documentação 

Questões de produção de inventários de obras e conjuntos arquitetônicos e urbanísticos do Movimento Moderno; Registro e digitalização de acervos, preservação de acervos documentais físicos e digitais e acesso à informação do patrimônio moderno. 


• O Modernismo como Cultura 

A circulação das ideias; Diálogos regionais e internacionais; Síntese e integração das Artes; O campo ampliado do Movimento Moderno; O Modernismo nos meios de comunicação; O modo de vida moderno. Modernismo e cultura popular.


• Teorias e práticas de intervenção no moderno 

Teorias e práticas voltadas às intervenções de conservação, preservação e restauração do legado arquitetônico, urbanístico e paisagístico moderno no Brasil; Estudos de caso, pesquisas, projetos e obras, novas tecnologias, legislação, educação patrimonial, dentre outros, que valorizem os bens culturais modernos.

SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

A submissão de propostas será realizada em duas fases, exclusivamente através do sistema GERE (http://www.inscricoes13docomomobrasil.ufba.br/). Na primeira fase, a avaliação será realizada a partir da submissão de resumos expandidos. Na segunda fase, serão avaliados os trabalhos completos que tiveram os resumos aceitos na fase anterior, desta vez no formato de artigos ou painéis (os respectivos templates serão disponibilizados logo após o resultado da primeira fase). Também poderão ser submetidas, como artigos ou como painéis, propostas projetuais de intervenção no moderno.

INFORMAÇÕES

Para mais informações sobre o 13° Seminário Docomomo Brasil, como Cronograma, Programação e Inscrições, acesse o site do evento (https://13docomomobrasil.ufba.br/).

  • Instagram
  • Facebook
  • Google +

NÚCLEO DOCOMOMO SÃO PAULO

Universidade São Judas Tadeu

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Rua Taquari, 546 - Mooca | São Paulo - SP | CEP 03166-000

www.nucleodocomomosp.com.br | nucleo.docomomo.sp@gmail.com

RECEBA OS DOCOMEMOS

REDES SOCIAIS

APOIADORES

© 2019 by Núcleo Docomomo SP

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now