top of page

CENTRO PAROQUIAL SÃO BONIFÁCIO

São Paulo - SP 

Autor: Hans Broos

22602440-preto-localizacao-pin-plano-icone-gps-mapa-ponteiro-simbolo-vetor_edited_edited.j

Imagens da obra

Imagens do projeto

FICHA TÉCNICA

Nome da obra: Centro Paroquial São Bonifácio
Data da construção/inauguração: 1963-1965
Localização/perímetro: Rua Humberto I, 298 – Vila Mariana - São Paulo-SP
Autor do projeto: Arq. Hans Broos
Intervenções posteriores: colocação de grade na frente do prédio, inseriram uma Cruz na fachada principal. Ambos no acesso da Rua Humberto I.
Tamanho do lote e área construída: 1940m2 / Aproximadamente 2574 m2
Tombamento: não houve

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

Revista Acrópole, no 344, p 25-31, out 1967.
SANTOS, Pedro Alberto Palma dos. Métrica, Proporção e Luz: Arquitetura Sagrada Moderna no Brasil.
Tese (Doutorado). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo. 2015.
FRACALOSSI, Igor. Em Foco: Hans Broos. ArchDaily. Disponível em: <https://www.archdaily.com.br/br/775096/em-foco-hans-broos>. Acesso em: 25 mai. 2019.
BIELSCHOWSKY, Bernardo Brasil. Arquiteto Hans Broos, 1921-2011. Disponível em: < http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/12.052/4198>. Acesso em: 25 mai. 2019.

SOBRE A OBRA

Essa edificação tem a finalidade religiosa, se configurando um templo e centro social. Está inserido na Rua Humberto l, n 298, subprefeitura da Vila Mariana, de sua maioria residencial, caracterizada com pouco recúo frontal e lateral, com 6 pavimentos e estrutura de concreto. Aproveitando o declive de 14,25m do terreno, o volume da igreja se consiste numa caixa de 13m x 33m com altura de 7.2 m e pé-direito livre interno de 5.5 m. Eleva-se sobre os telhados das casas através de quatro pilares de 0.8 x 0.5 m, que sustentam somente o bloco elevado, pois o embasamento tem estrutura de apoio independente. As duas fachadas longitudinais são constituídas de concreto armado aparente, com apenas algumas perfurações de entrada de ar na altura do piso elevado. Junto à fachada posterior sul há um mezanino para o coro acima e dependências de apoio abaixo. O vazio da rampa-escada de acesso exige o reforço de uma viga longitudinal na laje do piso, sustentada por tirantes ancorados nas vigas do teto. Exceto por poucas aberturas na fachada posterior a iluminação natural é zenital, sendo os primeiros três espaços entre as vigas transversais superiores fechados, cujo desenho faz a luz refletir sobre dois planos sucessivos antes de ingressar. Estes mecanismos proporcionam uma iluminação natural suavizada, e com mais luz sobre o altar. A cobertura em laje mista emprega tijolos furados postos com a face para baixo por razões acústicas. Os detalhes internos são em concreto aparente ou chapa de aço com assentos e encostos em madeira. Na parte de cima, funciona o templo e no do fundo do terreno, abaixo do ângulo de visão, funcionam os setores administrativos, o centro social, a biblioteca e as moradias, em três pavimentos semi enterrados, com pé direito de três metros. Liberando espaço para a praça, a entrada ao templo configura-se através de uma marquise de concreto, solta em relação ao grande volume, entre a caixa e o chão, alinhada com o caixilho das esquadrias de vidro e com o pequeno fechamento que arremata a parte posterior da construção. Há uma circulação vertical secundária, através de escadas, que faz a conexão entre todos os 6 pavimentos. Na parte da praça e do templo, essa ligação se dá através de uma escada helicoidal, em estrutura metálica, que dá acesso também a um mezanino, nos fundos do templo.

IMPORTÂNCIA DA OBRA PARA O MOVIMENTO MODERNO 

A Obra de Broos é um importante marco do Movimento Moderno para a arquitetura sacra no Brasil, pois há um abandonando os padrões NeoClassicos, Barrocos e inicio dessa nova arquitetura ao ambito religioso. A Paroque segue rigidamente os ideais do Movimento Moderno e especialmente marcas do Brutalismo. A planta livre, pilares, vão livre, uso do concreto aparente, ausencica de adornos, formas retangulares limpas ao longo do projeto, inclusive
na implantação da parte inferior remete e traz o padrão desses movimentos. Esse apelo aos movimentos traz um resultado acustico, termico e estrutural incrivel ao edificio, criando uma persepção ao entrar no andar do altar pela rampa um movimento de acensão, juntamente as entradas de luz senitais, dando uma claridade dentro do salão de culto belo, que não é esperado olhando do exterior. Os pilares e o vão livre permitem que na implantação enchergue parte da paisagem da região, dando a sensação de levesa e respiros em meio ao contexto da rua, que dá contraste neste edifício tão compacto e bruto de concreto. Com o tempo, inseriram uma cruz na fachada principal.

SOBRE OS AUTORES 

Nascido em 10 de outubro de 1921, em Grass- Lomnitz na Áustria (Eslováquia). Formado em engenharia e arquitetura pela universidade técnica de Braunschweig, na Alemanha, em 1948. Trabalhou um período como assistente do professor Friedrich Wilhelm na cátedra e logo depois de sua formação na reconstrução de edifícios e conjuntos urbanos. Hans Mudou-se para Karlsruhe e trabalhou como assistente do professor Egon Eiermann que foi um grande arquiteto da época da arquitetura moderna alemã. O engenheiro e arquiteto veio morar definitivamente no Brasil em 1953, na cidade de Blumenau. Permaneceu por muito tempo no Rio de Janeiro, onde estudou na Faculdade Nacional de Arquitetura. Em 1968 decidiu viver em São Paulo onde construiu grande parte de suas obras. O arquiteto obteve grandes conhecimentos na Europa e passou a utilizava em suas obras ex: a igreja de Itoupava Seca, em Blumenau; residência Wittich Paul Hering, também em Blumenau; igreja e Centro Paroquial São Bonifácio, em São Paulo; Mosteiro de São Bento, em vinhedo; Abadia de Santa Maria, em São Paulo, entre outros. Em 1970, Broos utiliza de novas materialidades a partir da exploração de novas técnicas como o aço que se torna a responsável para vencer os vãos um exemplo é a fábrica Hering do Nordeste. Após sua trajetória marcante, Hans Broos faleceu no dia 23 de agosto de 2011 em Blumenau, aos 89 anos.

Autores da ficha: Aryane Bruno, Gabrielle Faria, Larissa Bechelli, Lucas Cavalaro e Marilia Bessa.

Data da ficha: Novembro de 2019

bottom of page