top of page
DOCOMOMO2_Prancheta 1.png

CARTA A ABERTA - MOÇÃO DE REPÚDIO  AO CONDEPHAAT 

CARTA DE APOIO AO TOMBAMENTO DO EDIFÍCIO SEDE DA SMOV

 

Ao Exmo. Prefeito Sr. Sebastião de Araújo Melo

M.D. Prefeito Municipal de Porto Alegre – RS

 

O Núcleo DOCOMOMO São Paulo, manifesta publicamente nesta carta seu apoio ao tombamento do Edifício Sede da Secretaria Municipal de Obras e Viação – SMOV, em Porto Alegre, obra de reconhecida importância no panorama arquitetônico, histórico, artístico e cultural da modernidade brasileira.

O DOCOMOMO é o acrônimo que identifica a organização internacional não-governamental Comitê Internacional para a Documentação e Preservação de Edifícios, Sítios e Bairros do Movimento Moderno. Desde sua fundação em 1999, o núcleo paulista compartilha, junto às instâncias nacional e internacional da mesma organização, a missão de manter uma ação constante pela documentação e preservação de edifícios, sítios e unidades de vizinhanças do Movimento Moderno.

Juntando-se às manifestações de relevantes entidades em prol do patrimônio do Rio Grande do Sul, o Núcleo DOCOMOMO São Paulo avaliza integralmente o teor do Parecer Técnico emitido em 24 de abril do corrente ano, intitulado “Sobre o valor histórico, urbanístico e paisagístico, arquitetônico, técnico construtivo e simbólico do edifício sede da Secretaria Municipal de Obras e Viação SMOV em Porto Alegre”, elaborado pelo Prof. Dr. Sérgio Moacir Marques, e assinado pela Diretoria do Núcleo DOCOMOMO Sul – Núcleo RS. O referido documento, descreve rigorosamente a obra e não deixa dúvidas quanto à sua importância como ponto de culminância da evolução do planejamento urbano moderno junto ao poder público de Porto Alegre.

Além do referido parecer, as inúmeras publicações e artigos científicos, em âmbito regional, nacional e internacional, produzidos por diversos autores reconhecidos no meio acadêmico e científico, atestam sua relevância para a arquitetura moderna e para a memória urbana de Porto Alegre, reforçando a conveniência da luta por sua preservação.

 

Ficamos à disposição para outras informações

São Paulo/São Carlos, 16 de Maio de 2024

bottom of page