FA.JPG

APRESENTAÇÃO

Arquitetura Moderna Brasileira. 25 anos do Docomomo Brasil. Todos os mundos. Um só mundo

A realização do 13º Seminário Docomomo_Brasil, entre os dias 7 a 10 de outubro de 2019, possui uma dupla significação. Primeiro porque, com ele, iniciam-se as comemorações dos 25 anos da realização do primeiro seminário, em junho de 1995; segundo porque, nesta comemoração, o evento retorna para o mesmo local onde foi realizado 25 anos antes: a Faculdade de Arquitetura da UFBA, em Salvador. Trata-se, portanto, não apenas de retornar os seminários à sua “origem”, mas, de repensar e refletir sobre os mesmos, com um olhar simultaneamente retrospectivo e, em especial, prospectivo, olhando para o futuro e apontando para os não poucos desafios que virão.

Entendemos que esses desafios, mais do que nunca, devem ser pensados a partir de uma perspectiva coletiva, unindo forças, aproximando-nos. Assim, a Comissão Organizadora do 13º Seminário Docomomo_Brasil foi constituída por representantes de todos os cursos de Arquitetura e Urbanismo de Salvador e, conjuntamente com a atual Coordenação do Docomomo_Brasil, constituiu uma Comissão Científica formada por membros dos nove Núcleos Regionais do Docomomo_BR, indicados pelos próprios Coordenadores locais. Do mesmo modo, a Comissão Organizadora convidou os 12 países latino-americanos que, além do Brasil, contam com núcleos nacionais do Docomomo para participarem, também, da Comissão Científica.

Seguindo essa lógica, o tema do 13º Seminário Docomomo_Brasil “Arquitetura Moderna Brasileira. 25 anos do Docomomo Brasil. Todos os mundos. Um só mundo” é resultado do panorama acima mencionado e com este interessa não só fomentar a revisão e a ampliação da historiografia da arquitetura e do urbanismo brasileiros nas diversas escalas, como também entendê-la a partir de eventuais redes e articulações nacionais e internacionais, com ênfase aos casos sul-sul e, em especial, ao latino-americano. Assim, foram propostos quatro eixos de discussão resultados de uma série de pesquisas emergentes e de vazios ainda por serem preenchidos: História e Historiografia da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil; Inventário e Documentação; O Modernismo como Cultura; e Teorias e práticas de intervenção no moderno.

Finalmente, o 13º Seminário Docomomo_Brasil constitui-se, também, em um evento preparatório do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA2020RIO, o mais importante evento de arquitetura mundial, que se realizará no Rio de Janeiro, em julho de 2020, promovido pelo União Internacional dos Arquitetos (UIA) e organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
 

José Carlos Huapaya Espinoza
Coordenador Geral do 13º Seminário Docomomo Brasil.

  • Instagram
  • Facebook
  • Google +

NÚCLEO DOCOMOMO SÃO PAULO

Universidade São Judas Tadeu

Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Rua Taquari, 546 - Mooca | São Paulo - SP | CEP 03166-000

www.nucleodocomomosp.com.br | nucleo.docomomo.sp@gmail.com

RECEBA OS DOCOMEMOS

REDES SOCIAIS

APOIADORES

© 2019 by Núcleo Docomomo SP

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now