CONTINUAÇÃO DOS TRABALHOS, APÓS A CASA NADYR DE OLIVEIRA!!

Há alguns meses publicamos sobre a casa Nadyr de Oliveira, que esteve em processo de recuperação por iniciativa voluntária da sociedade civil e dos proprietários.


Resgatamos um trecho da publicação:

"A casa, projetada pelo arquiteto Carlos Barjas Millan (1927-1964), no início dos anos 60 (1961), para o Coronel da Aeronáutica Djalma Floriano e sua esposa Nadyr de Oliveira é uma das três obras remanescentes desse arquiteto, referência inquestionável da arquitetura paulistana. Num terreno de 1.000 m² e com uma área construída de 180 m², a casa encontrava-se desocupada e em estado de abandono já há cinco anos quando o arquiteto, Fábio Di Mauro, e a historiadora, Mirza Pellicciotta, contataram a proprietária propondo-se a orientar e conduzir uma recuperação desse importante exemplar da arquitetura moderna em São Paulo.”


Após 14 meses de atividades, o arquiteto Fabio Di Mauro e a historiadora Mirza Pellicciotta concluíram os trabalhos de salvaguarda e conservação da Casa Nadyr de Oliveira. O programa contou com a participação da restauradora Vanessa Kraml e envolveu a realização de prospecções, diagnóstico, oficinas e curso, além de ações efetivas de salvaguarda e conservação. As obras, financiadas pelos proprietários, contaram com a colaboração voluntária do arquiteto e da historiadora.


Com a conclusão das atividades, os profissionais estudam implementar um novo programa em uma segunda edificação moderna. O Núcleo São Paulo do DOCOMOMO BR apoia decididamente a intenção dos profissionais envolvidos, dentro da perspectiva da preservação de exemplares da arquitetura moderna paulista.


Para isso, o Núcleo Docomomo São Paulo entende como necessária e benvinda a colaboração dos filiados e demais interessados na preservação de bens da arquitetura moderna, no sentido de auxiliarem na definição do próximo bem a ser objeto desta nova ação de salvaguarda.


Quais obras podem ser sugeridas para a implementação deste novo projeto de recuperação e preservação?


Contamos com a colaboração de todos nas sugestões!




230 visualizações0 comentário