O Núcleo Docomomo São Paulo apoia as manifestações contra a liberação do gabarito para uma nova construção que ocupará três lotes da área protegida da Praça Vilaboim, contrariando o estabelecido pela Resolução no. 15/CONPRESP/2007, que tombou o conjunto urbanístico, paisagístico, arquitetônico e ambiental que inclui a praça e seu entorno, onde devemos destacar o internacionalmente famoso Edifício Louveira, obra de João Batista Vilanova Artigas, de 1949.
A descabida proposta apresenta o projeto de um edifício de 9 andares ocupando os estreitos lotes de 3 casas unifamiliares, (2 sobre a pequena Rua Tinhorão e um sobre a Rua Piauí), lindeiros ao Edifício Louveira, que criarão um paredão de 30 m na face norte do Louveira, eliminando o respiro que atualmente as casas baixas lhe asseguram.
O Núcleo Docomomo São Paulo entende que o conjunto urbanístico, paisagístico, arquitetônico e ambiental da Praça Vilaboim se estende de forma natural desde a rua Armando Penteado até o jardim traseiro da casa da Rua Piauí 1111 (uma das que se pretende demolir). Esta afirmação não só resulta da leitura da Resolução de tombamento (15/CONPRESP/2007), mas da percepção direta da continuidade da vegetação in loco.
Assim sendo, apresentamos um pedido de reconsideração da decisão do Conpresp que permitiu a construção desse edifício de 9 andares. O tema foi tratado na 706ª Reunião Ordinária do CONPRESP, do dia 25/11/2019, mas lamentavelmente não houve nenhuma decisão do Conselho, porque o conselheiro da OAB solicitou vistas do processo.
Frente a esta situação, o Núcleo Docomomo São Paulo, insta à sociedade civil organizada, a vizinhos, amigos do bairro de Higienópolis, técnicos e especialistas, e, sobretudo, aos cidadãos paulistanos a manter a mobilização e a pressão para que seja evitada a mutilação de um conjunto único de grande valor simbólico e ambiental, onde edificações de diferentes períodos e estilos convivem harmoniosamente.
Portanto, convocamos à todos a comparecerem no dia 09 de dezembro à próxima reunião, onde será decidido o futuro deste espaço.
Dia 09 de dezembro de 2019, às 14hrs
Local: Conpresp – Rua Libero Badaró, 346 – Centro Histórico de São Paulo
A carta apresentada ao Conpresp pode ser conferida na íntegra aqui.
Confira a seguir alguns registros da reunião do dia 25/nov.
Comments