Prêmio Leão de Ouro - Lina Bo Bardi

São Paulo, 08 de março de 2021


O Núcleo Docomomo São Paulo compartilha, com grande satisfação, a notícia do prêmio Leão de Ouro especial atribuído em memória da arquiteta Lina Bo Bardi. Para nós, esta premiação tem especial significado, pois não poderia ter melhor síntese do patrimônio moderno paulista do que a trajetória da arquiteta Lina Bo Bardi.

Segundo o curador da mostra, Hashim Sarkis:


"Se há uma arquiteta que melhor do que qualquer outra representa o tema da Bienal de Arquitetura de 2021, é Lina Bo Bardi. Sua carreira como designer, editor, curador e ativista nos lembra o papel do arquiteto como coordenador e, principalmente, como criador de visões coletivas. Lina Bo Bardi também encarna a tenacidade do arquiteto em tempos difíceis, sejam eles caracterizados por guerras, conflitos políticos ou imigração, e sua capacidade de reter a criatividade, a generosidade e o otimismo em todas as circunstâncias." Entre as suas obras destacam-se edifícios imponentes que com o seu desenho combinam arquitetura, natureza, vida e comunidade. Em suas mãos, a arquitetura se torna realmente uma forma de arte social capaz de promover o encontro.

O maior exemplo dessa atitude é o projeto do Museu de Arte de São Paulo, emblemático por sua capacidade de criar um espaço público para toda a cidade, de criar espaços interiores flexíveis e de ser adequado para receber exposições experimentais e inclusivas, como as da própria Bo Bardi. Os títulos de suas exposições ali realizadas (“A Casa como Alma”, “A Dignidade da Arquitetura”, “A Mão do Povo Brasileiro”) por si só são muito eficazes para ilustrar a capacidade da arquitetura de unir as pessoas.

O Leão de Ouro especial em memória de Lina Bo Bardi representa o reconhecimento, há muito tempo, de uma carreira de prestígio desenvolvida entre a Itália e o Brasil e uma contribuição que visa repensar o papel do arquiteto como facilitador da socialidade. Por fim, é uma homenagem a uma mulher que simplesmente representa o arquiteto em seu melhor sentido.

À Lina Bo Bardi, mulher que se orgulhava de ser moderna e muito nos ensinou sobre patrimônio cultural, a nossa homenagem.


Coordenação do Núcleo Docomomo São Paulo 2021 -2022.



Lina Bo Bardi, por Bob Wolfenson.


27 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo