Os projetos de arquitetura são símbolos da relação entre a sociedade e o território. Espaços projetados para determinados fins transformam-se, e passam a incorporar a paisagem, tornando-se símbolo de identidade local/regional.
Para os profissionais da área, arquitetura é uma forma de materializar o tempo presente – e deixar como legado traços, movimentos estéticos e culturais.
Assim, a Fundação Hermann Hering orgulhosamente sedia seu 3º SiM - Seminário Interdisciplinar em Museologia, tendo como tema “Paisagem como memória: o legado de Hans Broos no Vale do Itajaí”.
O objetivo do seminário é debater o legado do arquiteto nos eixos Documentação e Patrimônio Construído Convidamos para o debate instituições e profissionais da área, para discutir acerca da preservação do patrimônio nacional seja trazendo seus exemplos práticos de preservação ou apresentando propostas ou possibilidades de uso e conservação. As inscrições para o 3º SiM podem ser realizadas diretamente no link bit.ly/SIMinscricoes.
A data não poderia ser mais simbólica: no dia em que Hans Broos completaria 97 anos, celebraremos a atuação do arquiteto – responsável pela criação do circuito industrial da Cia. Hering, nos anos 1970 – com a realização do 3º SiM juntamente com uma exposição de fotografias de Cristiano Mascaro. O fotografo registrou em 1980 imagens dos edifícios criados pelo arquiteto, hoje compondo o acervo histórico do Centro de Memoria Ingo Hering.
Durante o evento será lançado oficialmente o livro “Hans Broos: memória de uma arquitetura".
Vem com a gente discutir e entender os desafios na preservação dos diversos elementos da memória arquitetônica nacional.
תגובות